30 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Notícias

Assistência Social realiza 9º conferência e debate fortalecimento do SUAS em Boqueirão do Piauí

O objetivo é promover um debate sobre estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no município de Boqueirão do Piauí

Com o objetivo de promover um debate sobre estratégias de fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (Suas), o município de Boqueirão do Piauí realizou nesta quinta-feira (13), a 9º Conferência Municipal de Assistência Social.

A Conferência é organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura de Boqueirão do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS). 



Neste ano, o tema do evento é; "Reconstrução do Suas: O Suas que temos e o Suas que queremos".

A Conferência contou com a participação da Secretária de Assistência Social Luciene Silva que destacou importância da conferência como um espaço para a construção de ideias e propostas e declarou aberto a conferência. 


Estiveram presentes ainda a coordenadora do Serviço de Convivência Janaína Almeida, coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social Fabiana Lima, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Filho Brito, Secretário de Meio Ambiente Antonio Novo, Secretário de Finanças Marcelo Silva, vereadores José Wick e José Raimundo, Comandante do policiamento do município Sargento Wellington além de assistentes sociais, nutricionistas, professores, conselheiros municipais, profissionais de saúde, presidentes de sindicatos, usuários e profissionais que atuam no Sistema Único de Assistência Social do município. 


Os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, apresentar propostas e discutir soluções para os desafios enfrentados no âmbito da assistência social em Boqueirão do Piauí. 

A Assistente social Dra. Poliana Carvalho ministrou a discussão e após a palestra, os participantes foram divididos em grupos para a discussão dos cinco eixos e elaboração de propostas com eixos temáticos.
 

Eixo 1: O financiamento e orçamento obrigatórios como instrumentos para uma gestão comprometida e responsável dos entes federativos, visando garantir os direitos socioassistenciais, considerando as especificidades regionais do país.
 

Eixo 2: Trata da qualificação e estruturação das instâncias de controle social, com diretrizes democráticas e participativas.


Eixo 3: Aborda a articulação entre os segmentos e busca potencializar a participação social no Suas.


 Eixo 4 concentra-se na universalização do acesso aos serviços e na integração das ofertas de serviços e direitos no âmbito do Suas.


 
Por fim, o Eixo 5 aborda a importância dos benefícios socioassistenciais e do direito à garantia de renda como formas de proteção social na reconfiguração do Suas.

Fonte: ASCOM