27 de Abril de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

Secretaria de Educação realiza 1º aulão preparatório para prova do SAEB 2023

O objetivo é reforçar os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 5° e 9º ano do ensino fundamental.

Com o objetivo de reforçar os conhecimentos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos estudantes do 5° e 9º ano do ensino fundamental, a Prefeitura de Boqueirão do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta sexta-feira (07), o primeiro aulão com os alunos para a prova do SAEB 2023.

O aulão aconteceu no Grupo Escolar Nossa Senhora de Fátima e na Quadra Poliesportiva da comunidade Rua Dez.

O secretário de educação professor Gilberto Gomes acompanhou a maratona e destaca a importância. “Hoje foi o primeiro aulão preparativo e estive acompanhando e reforçando que nossos alunos continuem sua preparação em casa”, disse o secretário.

A prefeita Genir Ferreira também participou do evento e destacou o trabalho da gestão na melhoria do ensino no município. “A nossa educação avança a cada dia e aqui nessa escola que é referência em nossa região, estamos incentivando os nossos estudantes a se prepararem melhor para a prova do Saeb. Aproveito para agradecer todos os nossos profissionais da educação pelo empenho e cuidado com as nossas crianças.” disse a gestora.

SAEB

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).