28 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE BOQUEIRÃO DO PIAUÍ REALIZOU A II PLENÁRIA DE SAÚDE

Construção Coletiva das Politicas de Saúde

A Plenária Municipal de Saúde de Boqueirão do Piauí 2019 foi realizada nesta terça-feira (02), das 8h às 12h, no serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, com o objetivo de selecionar as propostas prioritárias do município para a Conferência Estadual de Saúde do Piauí. Organizada pela Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, a plenária é aberta à participação da população em geral.

No evento, foram debatidas, formuladas e selecionadas as propostas que vão compor as discussões estadual e nacional das conferências de saúde neste ano, foram selecionados delegados que vão representar Boqueirão do Piauí na plenária estadual. A plenária contará com a participação de conselheiros de saúde, representantes de entidades e de movimentos sindicais, sociais e populares e estará aberta à população em geral.

Os eixos temáticos da plenária foram os seguintes:

I - Saúde como direito;
II - Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e
III - Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Boqueirão, Antonio Edilson, destacou a importância desta plenária. “Estamos resgatando várias lutas da Conferência de 1986, que serviu de base para a Constituição de 1988. Na época, lutávamos por direitos que não existiam.

A secretária Municipal de Saúde, Elgilene, relata que as lutas são parecidas, porque estamos perdendo esses direitos conquistados e outros estão ameaçados”, alerta. Elgilene, aponta o congelamento da verba pública para o SUS por 20 anos, definido pela Emenda Constitucional 95/2016, como a principal ameaça no momento. “É hora de acordarmos a sociedade. Se os nossos direitos estão sendo perdidos é porque estamos de braços cruzados.