29 de Março de 2024 ACESSIBILIDADE: A+ A-

OUTUBRO ROSA: SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE DIA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CÂNCER DE MAMA

Prevenção

A Campanha Outubro Rosa, que ocorre anualmente em todo o mundo, também está sendo realizada em Boqueirão do Piauí pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo da campanha é estimular e conscientizar a população para a prevenção do câncer de mama, por meio do autoexame e dos exames periódicos, sem excluir a consulta periódica ao médico.

Para esse alerta em relação à saúde da mulher, uma vasta programação foi preparada para o mês de outubro incluindo palestras, ações de prevenção e orientação no Município. As equipes de profissionais da Secretaria realizaram nos Postos Saúde da Família na Sede, Rua 10 e Olho Da’gua, como também nos colégios do município, atividades que envolveram inclusive atendimentos de médicos, de fisioterapeuta, nutricionista e enfermagem além de encaminhamento para ultrassom mamária.

O câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, ficando atrás apenas do de pele não melanoma, respondendo por aproximadamente 28% dos casos novos a cada ano. Vale lembrar que o câncer de mama também acomete homens, representando 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima dessa cidade a incidência do câncer de mama cresce progressivamente, de forma especial após os 50 anos. Vários são os tipos de câncer de mama; alguns evoluem de forma rápida, outros, não. Mas, a maioria dos casos tem bom prognóstico.