Secretaria de Saúde intensifica ações de orientação e combate a covid-19 em Boqueirão do Piauí

Prefeitura de Boqueirão do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Saúde tem intensificado as ações para alertar e prevenir a população da covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus.

As primeiras medidas adotadas pelo município foram cumpridas através de Decreto Municipal que suspenderam as aulas da rede municipal e outras medidas de prevenção a covid-19.  A decisão foi anunciada após reunião do prefeito Solteiro Alves com os secretários municipais e profissionais de saúde do município.

As ações tem se intensificado em conjunto com a Polícia Militar, orientando a população e os proprietários de estabelecimentos comerciais que devem permanecer fechados em cumprimento as medidas expedidas em Decreto pelo Governo do Estado e pelo município.

O trabalho conta com visita dos profissionais tanto na zona urbana como na zona rural, orientando e alertando a população sobre os sintomas e as formas de transmissão da doença.

As ações contam ainda com a colaboração dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias.

Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus

A Secretaria Municipal de Saúde criou um Plano Municipal de Contingência contra o Coronavírus alinhado ao Plano Estadual, com definição de objetivos e metas baseadas nas diretrizes do Ministério da Saúde, da Organização Mundial da Saúde e de recomendações Ministério Público.

“Estamos fazendo um trabalho de orientação e monitoramento tanto em pessoas que chegam de outros Estados como em pacientes que procuram nossa UBS com algum sintoma.” Esclarece a secretária Elgilene Silva.

CASOS SUSPEITOS NO MUNICÍPIO

De acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, o município de Boqueirão do Piauí aparece na lista dos municípios piauienses com dois casos suspeitos de coronavírus.

Após a divulgação do boletim da SESAPI, a Secretaria Municipal de Saúde deu publicidade ao caso para a população.

Os suspeitos encontram-se em isolamento domiciliar e estão sendo monitorados por profissionais da saúde.

ATENDIMENTO NA UBS

A Unidade Básica de Saúde do município tem médicos, enfermeiros e técnicos durante toda a semana para atender os pacientes. A orientação é que as pessoas só procure a Ubs em casos de urgência e emergência, com o objetivo de evitar aglomeração e prevenir a disseminação do vírus.

Coronavírus

Atitudes adotadas no dia a dia, como lavar as mãos e evitar aglomerações, reduzem o contágio da doença. O Ministério da Saúde recomenda a redução do contato social o que, consequentemente, reduzirá as chances de transmissão do vírus.